Home Actividades Atividades de 2013/2014 Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire
Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

7º ano de escolaridade

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

No dia 24 de abril realizou-se uma visita de estudo a Conímbriga com as turmas do 7º ano de escolaridade. Perfeitamente integrada no programa da disciplina, foram desenvolvidos conteúdos relacionados, essencialmente, com a romanização do território da Península Ibérica. Esta jornada de trabalho esteve articulada com a disciplina de Ciência Naturais e Geografia, uma vez que durante o período da tarde se realizou uma visita às Grutas de Mira de Aire.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

Em Conímbriga foi possível visitar as Ruínas, bem como o  Museu Monográfico..

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

Depois de um breve explicação da forma como se iria processar a visita, bem como da indicação dos espaços mais significativos a visitar, os alunos formaram grupos mais pequenos e foram fazendo uma exploração mais particular, conjugando as informações do roteiro, com as que se encontravam registadas nos painéis informativos, bem como as explicações dos professores acompanhantes.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

Foi bem conseguida o enriquecimento de conhecimentos sobre o urbanismo romano, nomeadamente a arquitetura, as vias romanas, as termas, o Forum, bem como os sistemas defensivos. A Casa dos Repuxos, a Casa dita de Cantaber, as Grandes Termas do Sul, bem como as Termas da Muralha foram os espaços explorados mais significativos.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

No final da visita às Ruínas ,seguiu-se a visita ao Museu. No Museu os alunos exploraram, de forma orientada, através de um guião produzido pelos professores, os vários painéis que constituem o Museu. Assim, foram explorados conteúdos relacionados com a arquitetura, religião, sistema monetário, objetos do uso quotidiano, tecnologia agrícola, entre outros. Apesar de ser um grupo numeroso, foi possível criar um momento interessante de trabalho em que os alunos iam explorando os materiais expostos e iam procurando responder às “questões” do inquérito. Cada grupo foi acompanhado por professores, pese embora ser apenas um a docente de História que acompanhava o grupo,  a estratégia da utilização do guião foi bem sucedida, pois permitia sistematizar a informação que se ia recolhendo.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

À tarde por volta das 14.00 horas seguimos viagem até às Grutas de Mira de Aire.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

As paisagens que observámos localizam-se no Maciço Calcário Estremenho, de que fazem parte as serras de Aire e Candeeiros.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

Dadas as características desta rocha sedimentar a água, nesta região não circula à superfície, mas em profundidade, dando origem a formas subterrâneas como as que encontrámos nas grutas de Mira de Aire.  No centro de interpretação foi visualizado um filme sobre a história natural daquele local. Seguidamente realizámos um percurso ao longo das grutas, sempre atentos às informações do  guia.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

Deparámos com várias galerias de tamanhos diferentes e dotadas de uma beleza indescritível. Estalactites, estalagmites, colunas, fonte dos desejos, lagos de vários tamanhos, rio negro, poço etc. Há a salientar uma estalactite de enormes dimensões com cerca de 80 mil anos, dotada de uma perfeição inigualável que só a natureza consegue construir. Considerando que as visitas de estudo guiadas e/ou acompanhadas de tarefas bem estruturadas podem favorecer a aprendizagem de nível cognitivo foi elaborada uma ficha de trabalho para os alunos realizarem durante a visita.

Visita Estudo Conímbriga e Grutas de Mira de Aire

De regresso à escola, as atividades realizadas  e o registo da informação em fotografia foram  discutidas contribuindo para a clarificação das aprendizagens.