Home Actividades Atividades de 2013/2014 Quadro de Honra 2012/13
Quadro de Honra 2012/13 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quadro de Honra 2012/13
“Mérito Escolar como valorização pessoal e promoção da meritocracia”

No passado dia 13 realizou-se a cerimónia de entrega de prémios de Mérito Escolar, na Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (Agrupamento de Escolas de Vila Verde), no pavilhão gimnodesportivo, transformado para acolher o evento.

Esta iniciativa, prevista no estatuto do aluno e ética escolar, visa reconhecer e premiar o mérito, como forma de promoção do sucesso escolar dos alunos. Foram distinguidos 55 alunos do 4º ao 9º ano com Diplomas de Mérito de Excelência, Mérito Académico e Mérito Desportivo, pelos resultados alcançados no ano letivo 2012-2013. Aos alunos que terminaram o 9º ano de escolaridade foram entregues os certificados de conclusão do terceiro ciclo do Ensino Básico.

O Coordenador da escola Básica Monsenhor Elísio Araújo fez a abertura solene da cerimónia, dirigindo os parabéns aos pais, alunos, professores e auxiliares de ação educativa, salientando ainda a importância do momento pelo reconhecimento do mérito escolar como forma de valorizar as conquistas dos alunos, pelo esforço e empenho demonstrado no seu percurso escolar.

A cerimónia foi integrada num sarau cultural com a participação da Academia Alunos de Apolo de Vila Verde, que abriu o espetáculo com o par Pedro Antunes e Raquel Soares que de entre o vastíssimo curriculum se destacam as representações de Portugal em competições internacionais no escalão Adultos Open e Under-21.

Agradecemos a sua presença com uma distinção de mérito pelo trabalho desenvolvido na área da dança nos últimos 9 anos em Vila Verde. Tivemos ainda durante a noite a atuação da Academia de Música de Vila Verde, pelos alunos do 2º ciclo a frequentar o ensino Articulado, distinguidos pelos resultados a nível distrital e regional. Tivemos também a atuação musical dos alunos da turma do 6ºA e D, orientados pela professora de Educação Musical Laura Gomes. Por último, tivemos a atuação habitual do grupo do desporto escolar de ginástica artística com os alunos distinguidos com Mérito Desportivo e premiados no Campeonato Distrital da modalidade por alcançarem o titulo de campeões regionais feminino e masculino, Liliana Dias e Joel Gama respetivamente, bem como o segundo lugar do aluno Filipe Barbosa e terceiro de Alexandra Sousa.

A entrega das medalhas foi formalizada pelo Coordenador do Desporto Escolar de Braga, Dr. Luís Covas.

Indo ao encontro do Projeto Educativo da Escola, no âmbito da abertura à comunidade, foram vários os representantes das entidades concelhias e professores, que ao longo da noite subiram ao palco para efetuarem a entrega dos respetivos diplomas de Mérito: Vereadora da educação da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes, Comandante dos Bombeiros de Vila Verde, Alberto Lomba, Presidente da Academia de Música de Vila Verde, Dr. Idílio Nunes, o Diretor do Agrupamento, Alberto Rodrigues, o Subdiretor, João Graça, Adjunto responsável pelo 1º ciclo, Manuel Flores, titulares de turma do 4ºano e diretores de turma do 9º ano de escolaridade.

A Vereadora Dr. Júlia Fernandes, na sua intervenção e após os respetivos cumprimentos, dirigiu uma mensagem de esperança para todos os jovens a frequentarem o nosso agrupamento, salientando a importância da aposta na educação por parte da autarquia, como garante de um futuro promissor.

A Cerimónia terminou com a intervenção do Sr. Diretor do Agrupamento, onde para além do enaltecimento de toda a cerimónia e valorização da mesma, salientou a visão estratégica para potenciar as aprendizagens dos alunos, que tal como as instalações existentes, que são de referência, as nossas escolas terão que o ser igualmente ao nível dos resultados escolares.

Para responder de forma eficaz a todos os alunos que nos acompanham, parece ser necessário diferenciar respostas para todas as dificuldades, sem esquecer aqueles que podem e devem ir o mais longe possível nas suas aprendizagens.

Comissão de atividade EBMEA