Dia da Mãe PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

DIA DA MÃE

Segundo alguns, o dia da mãe está ligado a antigas festividades que decorriam na Grécia antiga, aquando da festa da primavera, na qual se honrava a mãe dos deuses -  Rhea,  mulher de Cronos.
A medida que se espalhou o cristianismo pela Europa passou a homengear-se a Igreja como Mãe -  a força espiritual que dá vida e protege os crentes.

Em Portugal foi já celebrado no dia oito de Dezembro – dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

Atualmente é celebrado no primeiro domingo de Maio em homenagem a Maria mãe de Jesus. Este dia foi também aceite por todos como um dia de homenagem para aquela que nos trouxe ao mundo ou quem, por alguma razão tomou a si o papel de proteger, educar e amar e assumir o papel de Mãe.

Neste sentido, à semelhança do dia do pai, foi com este sentimento que, se viveu um momento de convívio e partilha, que visou honrar as mães da nossa escola. Assim, pelas dez horas e para surpresa das nossas mães, a professora Paula Aldeia encantou-nos ao som de uma  música do grupo “ Bombocas”. Depois desta bela atuação, seguiu-se uma pequena confraternização com uma fatia de bolo e com a entrega de uma pequena lembrança a todas as mães da escola.

Deste modo, não deixando passar em claro datas especiais se vai procurando que a escola seja, não só um simples local de trabalho, mas um espaço de união, aprendizagem e crescimento capaz de contribuir para a vivência de pessoas motivadas e felizes que da mesma maneira façam também aqueles a quem se dedicam cidadãos empenhados e felizes.

O Grupo de EMRC