Home Actividades Actividades de 2011/2012 Visita de estudo ao Mosteiro de Tibães
Visita de estudo ao Mosteiro de Tibães PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Visita de estudo do 5º ano
Cinema e Mosteiro de Tibães

Opiniões dos alunos do 5º A – Professora Aurora

Mosteiro de Tibães

No dia 13 de março fizemos uma visita de estudo. De manhã fomos ao cinema ver um filme “Guerra é guerra.”

O almoço foi no parque do Bom Jesus. Depois fomos ao Mosteiro de Tibães. Vimos o dormitório, as capelas com vários estilos de construção, a sala onde os monges recebiam os produtos e o jardim.

Foi muito divertido, nunca mais vou esquecer este dia e vou pedir aos meus pais para lá irem comigo porque é uma visita muito interessante.

Inês Pimentel

O Mosteiro tinha quadros antigos, dormitórios e um monge copista.

Beatriz Soares

Em primeiro lugar vimos um filme sobre amor “Guerra é guerra”,não gostei muito, mas depois ficou mais interessante.

Voltámos para ir para o inferno do autocarro porque era um calor enorme lá dentro!

No Mosteiro entrámos numa sala e apareceu uma senhora que nos mostrou tudo. Vimos o mosteiro representado em miniatura e a sala onde os monges davam ajuda aos peregrinos.

Beatriz Pimenta

Primeiro fomos à cavalariça, depois à sala onde se pagavam os impostos. Vimos que a igreja tinha muita talha dourada.

Rodrigo

Eu adorei ir à visita porque foi um dia de alegria.

No Mosteiro aprendi muitas coisas: as casas de banho chamavam-se “secretas” e os quartos “celas”.

Gabriel

Na cavalariça vimos uma liteira, o refeitório, as secretas (casas de banho) e fomos à igreja que continha várias capelas de estilos diferentes.

Inês Costa

A partida foi às 8h 30m e no autocarro os alunos do 5º A cantaram várias músicas. No cinema comemos pipocas e bebemos coca-cola. O almoço foi no Bom Jesus, cada um levou o seu farnel.

Comemos, brincámos e dançámos…

O Mosteiro tinha muitas coisas sobre o passado. Gostei muito da visita, foi fantástica e, ao mesmo tempo,  divertida.

Marta

Eu gostei de ir ao Mosteiro de Tibães. Vi o jardim, a horta, o claustro, a igreja, os salões e os quartos.

Fátima

Na visita de estudo participaram alguns professores e todos os alunos do 5º ano. Quando chegámos ao Mosteiro começaram por nos dar algumas informações, de seguida vimos uma sala que era chamada a “sala do cobrador”, assim chamada porque era lá que se cobravam os impostos. Em seguida fomos à igreja quase toda decorada com talha dourada. Eu aprendi muitas coisas sobre a vida num mosteiro.

Bruna

Uma guia no Mosteiro falou-nos da vida dos monges. Mostrou-nos os sítios onde as pessoas estavam enterradas. O jardim era muito bonito.

Cátia

Estivemos na porta principal do Mosteiro onde os monges atendiam os doentes e os peregrinos, vimos o claustro, na igreja aprendemos um estilo chamado rococó, vimos os dormitórios e onde eles faziam as “necessidades”- as secretas. Eu gostei muito.

Rui

Os alunos do 5º A foram ao Mosteiro de Tibães e ao cinema. Depois da viagem de autocarro de dois andares chegmos ao Braga Shoping onde comprámos pipocas e pepsis. O filme que vimos chamava-se “Guerra é guerra”, falava de dois agentes de uma agência que se apaixonaram pela mesma mulher, foi muito engraçado!

No fim fomos almoçar ao Bom Jesus.

No Mosteiro vimos muitas coisas. Na igreja havia um órgão e ao lado o local onde os monges faziam oração às 2h da manhã. Ficámos a conhecer a vida dos monges, as celas onde dormiam, a sala onde se fazia a eleição do abade de três em três anos e a horta onde plantavam os seus produtos.
Achei muito interessante esta visita de estudo.

Marco

Opiniões dos alunos do 5º A – Professora Aurora

Eu gostei de ouvir a música gregoriana na igreja do Mosteiro.

Tiago

No Mosteiro fiquei a saber muitas coisas. Os monges dormiam, trabalhavam, estudavam e rezavam.

João

Na Igreja havia um livro grande que era feito de pele de animal.

Rita