Home Clubes e Projectos Restauro de Livros CAIP de restauro de livros
CAIP de restauro de livros PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Centro de animação e inovação pedagógica

Restauro, Conservação e Encadernação de Livros

1. Historial e objetivos do projeto.
  2. Competências a desenvolver.
  3. Principais atividades.
  4. Forma de organização interna.
  5. Definição dos recursos.
  6. Duração semanal e número de participantes.
  7. Avaliação.

1. Historial e objetivos do projeto

Este centro de restauro, conservação e manutenção de livros partiu da necessidade de reparar, numa primeira fase, de conservar, numa fase posterior, e de encadernar e proteger os livros numa fase recente, os livros das bibliotecas do agrupamento, com mais ênfase para o centro de recursos e biblioteca escolar sita na sede do agrupamento.

É uma atividade que tem funcionado desde os anos letivos 2002/2003 até ao presente ano letivo.

Com a implementação do plano nacional de leitura o trabalho com os livros tem sido imenso, desde logo na proteção das obras que chegam constantemente à biblioteca. É aplicada em cada obra uma proteção com tela de verniz, num trabalho de pares, que requer alguma técnica e destreza, bem como muita persistência, no sentido de proteger toda a obra, mas sempre no sentido de quando esta proteção não estiver eficaz ser substituída por uma nova, mantendo a obra sempre protegida.

Outra parte do trabalho sessão a sessão é o trabalho sistemático de restauro de todo e qualquer livro, bem como livros ou outro fundo documental dos alunos e seus familiares que vão surgindo cada vez mais e com mais frequência.

Mais uma vez se pretende dar continuidade ao projeto no âmbito da componente não letiva pelo êxito da atividade e pela frequência de alunos participantes, a frequência no ano letivo anterior foi de 617 alunos em 54 sessões.

Ultimamente, já é frequente no final de cada ano letivo a encadernação de obras escritas pelos alunos do 3.º ciclo que já vai na sua quinta edição e obras escritas por alunos do 1.º ciclo denominada “o escritor sou eu”, que foram reeditadas.

Uma das novidades foi a encadernação de obras em parceria com os alunos do jardim de infância e respetivas docentes intitulada “os animais desaparecidos no país das nuvens”, permitindo articular conhecimentos de diferentes níveis de ensino. A encadernação deste tipo de obras será sempre a prioridade número um deste centro. Está na forja a encadernação de obras sobre ervas medicinais.

Também já se vai tornando usual a execução de blocos de notas e recargas de caixas de memorandos, reutilizando materiais, sendo posteriormente oferecidos a todos os setores da escola, assim como a execução de bases para secretária e suportes para canetas que equiparam os postos de trabalho dos elementos do órgão de gestão do agrupamento e outros setores do agrupamento.

2. Competências a desenvolver

Toda a aprendizagem é baseada em problemas, assim as competências serão as seguintes:

• Identificar situações e adotar processos de resolução face a um determinado problema.
  • Desenvolver ideias e atividades individuais ou em pares com responsabilidade e criatividade.
  • Dominar técnicas básicas e instrumentais e também específicas adequando-as aos contextos e às necessidades.
  • Reconhecer a reutilização de certos recursos para o bem comum.
  • Reconhecer o valor social do trabalho.

3. Principais atividades

• Aprendizagem da arte da encadernação e de termos técnicos relativos a este ofício.
  • Recolha de livros e fundo documental para restaurar e encadernar.
  • Preparação das condições necessárias ao trabalho a realizar.
  • Restauro dos livros.
  • Proteção dos livros.

4. Forma de organização interna.

Este centro funciona em regime de voluntariado. Os alunos de qualquer ano de escolaridade começam por se inscrever em ficha própria criada para o efeito (ver anexo i). Cada aluno faz o registo do seu nome, turma e número e assina a folha. No final de cada sessão diária é feita a contagem dos elementos presentes e feito um pequeno resumo das tarefas desenvolvidas nessa sessão.

Mensalmente, serão elaborados registos da frequência, empenho e interesse manifestado pelos alunos, registo esse a ser fornecido atempadamente a cada diretor de turma para assim poder e dever contemplar essa avaliação na avaliação integral de cada aluno, sendo ainda arquivado no dossiê “caips”uma cópia desse mesmo registo

5. Definição dos recursos.

Local: sala específica de evt (n.º 2), com armário ferramental e bancadas.

Material e equipamento: cartão, papel tipo cavalinho, guaflex monocolor, guaflex bicolor, papel cobra, papel para guardas, papel estampado, papel chagrin, papel de parede, papel autocolante, requife, fita de seda, fio norte, linha de encadernador, cola branca, cola metylan, lápis, régua metálica, x – ato, tesoura, prensa de encadernação manual, serrote de costas, pincel, guilhotina manual, guilhotina elétrica, agulha, dobradeira de osso e reutilização de todo e qualquer material usado com aplicação nesta atividade.

6. Duração semanal e número de participantes.

Cada sessão terá a duração de noventa minutos com a participação máxima de quinze alunos.

Funcionará em dois blocos de noventa minutos:

Dias

Terça feira

Início: 11:50
fim: 13:20

Quinta feira

Início:11:50
fim: 13:20

7. Avaliação.

A avaliação será feita em cada sessão através do empenho de cada aluno e do trabalho desenvolvido. Será efetuado um registo semanal das inscrições e das diversas tarefas efetuadas.

Será elaborado um registo mensal por turma para comunicação ao diretor de turma.

Será feito um levantamento dos livros recuperados em cada período letivo.

No final, todos os alunos intervenientes no restauro de livros irão receber um diploma de participação, ou outra forma de agradecimento pelo serviço prestado à comunidade educativa.

Ficha de inscrição

Professor responsável,