Home Actividades Actividades de 2011/2012 Dia Escolar da Não-Violência e da Paz
Dia Escolar da Não-Violência e da Paz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

Reis

O dia 30 de Janeiro foi proclamado Dia da Não Violência e da Paz em homenagem a Gandhi, cuja morte ocorreu neste mesmo dia no ano de 1948.

Mahatma Gandhi, nasceu na Índia em 1869 e é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

Os seus quatro principais valores foram a verdade, o amor, a não-violência e a cooperação. Foi com eles que, não só lutou contra os maus tratos e discriminações que s ndianos sofriam na África do Sul como ainda foi através deles que obteve a independência da Índia.

Reis

“Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” (BR Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001,pg 13).

Reis

Foi no intuito de exaltar e promover estes mesmos valores que quisemos assinalar na escola este Dia Escolar da Não-Violência e da Paz. A comemoração teve como objetivo alertar, também, para a necessidade de uma educação cada vez mais pautada por uma cultura da paz e da não-violência a qual não é somente a ausência de guerras mas a promoção de um clima de bem estar e de convivência serena e pacífica em meio escolar. Foi neste sentido que a professora de Educação Moral, Paula Simões, preparou em conjunto com um grupo de alunos a apresentação de uma pequena peça musical alusiva a estas comemorações. Foi com muito entusiasmo que toda a comunidade escolar acolheu e se juntou em torno desta iniciativa.

Bem hajam!

A professora de EMRC,