Home Projectos Europeus Diversity of Cultures in Common European Home (10/11)
Viagem a Ossa de Montiel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Viagem a Ossa de Montiel, Espanha

No âmbito do Projecto “Comenius, Diversity of Cultures in Common European Home”, deslocou-se entre os dias 27 de Abril e 2 de Maio de 2010, uma delegação da Escola Básica Integrada Monsenhor Elísio Araújo, composta pelos alunos do nono ano: Diogo José Fernandes Lopes (9.º C) e José Duarte Fernandes de Sousa (9.ºA), acompanhados pelos professores: Ana Cristina Marinheiro, Salete Fernandes, José Amadeu Carneiro e Armando José Abreu.

A viagem decorreu conforme o previsto, com partida às 3,00 horas de Vila Verde e chegada a Madrid com voo do Porto às 8,45. Estava à nossa espera um elemento da representação espanhola que durante todo o dia percorreu connosco o centro de Madrid,  tendo sido possível visitar a Praça Maior, a Puerta del Sol, o Palácio Real, a Catedral de Almudena, a Plaza de La Cibeles,  a  Puerta Alcalá, Jardins do Retiro de Madrid e  os alunos visitaram, ainda, o estádio do Real Madrid.

No final da tarde concentramo-nos no Aeroporto de Barajas, com todos os elementos das delegações da Polónia, Lituânia, Roménia, Turquia, Eslováquia e partimos para Ossa de Montiel, numa longa viagem de mais de 250 Kms de autocarro. Foi a oportunidade para o encontro com alunos e professores anfitriões. Aí os alunos foram entregues às respectivas famílias de acolhimento e os professores deslocaram-se de novo em autocarro para a localidade de Lagunas de Ruidera, parque natural, estância de lazer e veraneio rodeada de bela vegetação e lagos naturais, local de concentração e descanso no Hotel Entrelagos.

O primeiro dia de trabalhos decorreu na Escola e no auditório da localidade já com a representação da Itália presente que deslocou um elevado número de alunos. A actividade ocorrida na Escola constituiu um momento alto da visita, com uma bela recepção a todos os países presentes, por parte do Director, do Presidente da Câmara e dos professores do Instituto Escolar Ossa de Montiel.

Houve partilha de pratos gastronómicos e jogos tradicionais, observados por todos, através dos trabalhos e demonstrações práticas efectuadas por cada delegação. Após o almoço num Restaurante Típico da região, deslocámo-nos para as Lagunas, local paradisíaco, onde todos os estudantes dos diversos países puderam usufruir das belas e calmas águas num passeio de canoa ou barcos de pedal.

No dia seguinte visitámos a Igreja de Ossa de Montiel e o seu patrono S. Pedro Mártir.

Integrámo-nos na procissão até ao alto do monte onde se deu o encontro com a Imaculada Conceição, acompanhados da Banda Municipal de Música que integrava alunos da Escola anfitriã.

Ainda de manhã partimos para Villanueva de los Infantes, onde percorremos passo a passo as suas ruas que nos fizeram recordar outros tempos e outros ritmos de vida. As fachadas das suas Igrejas e Casas Solarengas em pedra arenisca dourada e revestidas de arte. Aqui se inspiraram escritores universais como Quevedo, Cervantes e Victor de la Serna.

A delegação Portuguesa na Plaza Mayor de Villanueva de Los Infantes

Seguimos, depois do almoço, para Argamasilla de Alba, outra belíssima localidade, com inúmeras estátuas dedicadas a Dom Quixote e Sancho Pança, visitámos a Casa-Museu de Medrano,  local onde, além do museu,  se situa a cave onde Miguel de Cervantes terá estado preso, existindo duas versões para esse cativeiro,mas, ao que tudo indica, foi o local onde Cervantes deu início à primeira parte da obra “Dom Quixote de La Mancha”.

Visitámos, também, o Campo de Criptana, local onde estão edificados dez moinhos de vento. Visitámos um, onde foi explicado ao pormenor o seu funcionamento. De realçar o aspecto bem conservado de todos eles e a particularidade de a parte superior rodar 360 graus e assim tornar eficaz o seu desempenho. Foi também tempo de refrescar as gargantas com o óptimo tempo que se fez sentir em toda a viagem.

No dia 30, partimos para Granada em autocarro, com quatro horas de viagem, visitámos a cidade, calcorreamos as grandes avenidas e no cimo da colina vislumbrámos La Alhambra,que visitámos da parte da tarde, obra imponente que nos deixou a todos boquiabertos com tanta beleza e excentricidade. La Alhambra significa fortaleza vermelha em árabe. As três áreas principais de La Alhambra são formadas por La Alcazaba, Los Palácios Nazaríes e o Generalife. Designa o antigo palácio e complexo de fortificações dos monarcas árabes de Granada. Indica o expoente máximo da arte islâmica no Ocidente e um dos conjuntos monumentais mais importantes da Idade Média no mundo Aponta uma cidadela que foi residência de califas, primeiro, e de reis católicos, depois.
No dia 1, visitamos Toledo, cidade amuralhada, que da colina mais alta, o Alcázar, domina o horizonte com uma vista fabulosa para o Rio Tejo, sendo um dos símbolos da cidade. Percorremos todas aquelas ruas estreitas, com belas calçadas rodeadas de casas antigas, com portadas cada qual a mais bonita, e lojas de todo o tipo, com predominância para os “recuerdos”. Visitámos a Catedral, deveras imponente, com especial destaque para o seu interior, riquíssimo, com obras de El Greco e Velásquez entre outros.

Regressámos a Ossa de Montiel, para um jantar/convívio que para além dos alunos, professores de todas as delegações, director, também contou com a participação dos pais, para em conjunto assistirmos a um Show de Flamenco.

Às 3,00 da madrugada, foi o início do regresso a casa.

Ossa de Montiel, Madrid, Porto, Vila Verde.

E lá chegámos nós, às 11,00 da manhã de domingo, dia 2, Dia da Mãe.

E como era previsível, chegámos cansados, mas certos do “dever” cumprido e muito mais “ricos” do que quando partimos.

Escrito por Amadeu Carneiro