VII Feira do Livro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Decorreu entre 3 e 8 de Março, na Escola EBI Monsenhor Elísio Araújo - Pico de Regalados, a VII Feira do Livro inserida na Semana da Leitura promovida pela Biblioteca / Centro de Recursos da escola sede, Departamento de Línguas e equipa do Plano Nacional de Leitura. O elevado número de obras expostas contemplava o vasto leque etário dos alunos existentes neste Agrupamento.

;

Estiveram também patentes diversos trabalhos efectuados pelos alunos nas salas de aulas e na própria Biblioteca.

O Dia Internacional de Língua Materna também foi integrado com uma qualificada exposição. Verificou-se, ainda, o lançamento da Revista lúdico-pedagógica, Workshop sobre o Cavaleiro da Dinamarca, atribuição dos prémios da III Edição do Prémio Literário Monsenhor Elísio Araújo, sessão de Braille referente à escrita e leitura, várias dramatizações…

No dia 8 de Março, Sábado, encerramento da VII Feira do Livro, contámos com a presença de Augusto Canetas, o pseudónimo artístico e literário de José Augusto Faria da Costa, autodidacta, músico e intérprete cantautor, actor de poesia a tempo inteiro que muito contribuiu para uma efectiva dinamização desta Semana da Leitura aberta à Comunidade Educativa.

Realçam-se algumas frases que os alunos escreveram nas aulas dedicadas ao Plano Nacional de Leitura e que estão expostas nos placares da biblioteca, a saber: "O livro é o refúgio da tristeza; o livro é uma fonte de inspiração que nos abre as portas do coração; o livro é o pensamento dos autores a despertar a imaginação dos leitores; o livro faz-nos crescer e aprender; ler é… voar."

Contou esta iniciativa com a participação de todos os docentes e alunos deste Agrupamento de Escolas (Pré-escolar, 1º Ciclo, 2 e 3 ciclos). Os alunos transportados, cerca de 700, contaram com o contributo prestimoso da Câmara Municipal de Vila Verde.

Prof. Salvador de Sousa