Oficina da Palavra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Projecto “Oficina da Palavra”

Leitura
Escrita Criativa

Quando se fala em leitura pensa-se em iletrados, no entanto, no que se refere à escrita, a situação ainda é pior. Há pessoas que lêem correctamente mas, o simples acto de escrever uma frase, causa-lhes “ansiedade”. Sabem que essa marca ficará para sempre no papel.

No caso dos nossos alunos, eles confrontam-se com situações de insucesso, na maior parte dos casos, por insuficiência da aprendizagem no domínio da Língua Portuguesa, que se vai reflectir noutras disciplinas. Daí a razão do projecto “Oficina da Palavra”.

Finalidade:

• Reconciliar os alunos com o encantamento da palavra;
  • Criar intimidade com a palavra e adquirir confiança para escrever numa folha em branco.

Objectivos:

• Desenvolver aprendizagens e competências, ao longo do ano, realçando atitudes e valores de reflexão e partilha.

Metodologias:

• Metodologias activas privilegiando-se o trabalho prático e respeitando o ritmo de cada aluno, o qual poderá seleccionar as tarefas a realizar.
  • Actividades de enriquecimento curricular, juntamente com a formação sócio-cultural, através de estratégias diversificadas de índole lúdica e pedagógica.

Público – Alvo:

• Alunos interessados em desenvolver a sua imaginação para a criação de textos, tendo por base: o mundo que o rodeia e o que poderá imaginar para além desse mundo; o que ouve e o que lê, indo à descoberta de um infinito de desejos, sensações, emoções…

Actividades:

• Partilha de preferências temáticas, gostos, interesses ,…;
  • Pesquisas em vários suportes informativos;
  • Leitura recreativa;
  • Escrita expressiva e criativa;
  • Declamações;
  • Exposições;

Funcionamento:

• Pequenos grupos de trabalho organizados por ano/nível;
  • Atendimento individual;
  • Registo de presenças de alunos.

Horário:

• Quinta-feira  _  8h30m/10h
  • Sexta-feira  _  10h15m/11h45m

Local:

• Biblioteca/salas de aula:

Avaliação:

No final de cada período será feita a auto e a hetero -avaliação bem como o relatório de todo o trabalho desenvolvido. No final do ano lectivo também será feita uma avaliação do Projecto e o respectivo relatório.

Professora dinamizadora:
Teresa Lago