Home Projectos Europeus
Viagem a Ceglie Messapica, Itália PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Viagem a Ceglie Messapica, Itália

A nossa escola fez-se, mais uma vez, representar noutro país europeu. Composta, desta vez, pelo nosso director, professor António Rodrigues, pelas alunas Andreia Sousa e Maria Brito e pelos professores Pedro Barbosa, Ana Cristina Marinheiro e Isabel Carvalho, a nossa delegação viajou, entre os dias 23 e 28 de Março, para a cidade de Ceglie Messapica, na região de Puglia.

Aí reencontramos alunos e professores oriundos de escolas doutros países que integram este projecto: Eslováquia, Polónia, Turquia, além dos italianos que nos receberam calorosamente.

Os encontros ocorridos na escola constituíram momentos de trocas e de partilhas culturais, sendo o tema principal os jogos tradicionais.

Ficamos encantados ao ver as exibições de uma dança tradicional verdadeiramente contagiante chamada pizzica: as crianças e os jovens italianos rodopiavam enérgica e entusiasticamente, parecendo enfeitiçados pelo ritmo da música.

O Presidente da Câmara de Ceglie Messapica deu-nos as boas vindas, e enalteceu a importância de encontros multinacionais como este, para unir os povos e promover a tolerância. Foi-nos também feita uma recepção oficial na localidade de Loco Rodondo.

Visitámos ainda as cidades de Lecce, Otranto, Ostuni (a cidade branca), Villa Castelli, Grottaglie, Alberobello: centros históricos, monumentos e várias igrejas. Percorremos parte do percurso que constituiu, no passado, a “Via Ápia”, que ligava Roma a Brindisi, de cujo porto partiam os Romanos para o Oriente.

Na paisagem rural, bastante semelhante à do nosso Ribatejo e Alto Alentejo, predominavam as oliveiras.

Fomos informados da existência de cerca de nove milhões de oliveiras na região de Puglia, que é também uma região produtora de amêndoa e vinha.

A importância da produção de azeite, justificou a nossa visita a um lagar, onde nos foram explicados vários processos de produção do mesmo.

Igualmente interessantes foram as demonstrações e explicações acerca da produção de queijo numa quinta, que culminaram numa generosa prova de diferentes tipos de queijo acompanhados de pão caseiro.

A convivência com o povo italiano contribuiu para enriquecer a nossa cultura, linguística, artística, histórica e gastronómica.

Texto elaborado pelas professoras Isabel Carvalho e Cristina Marinheiro.