Visita de estudo a Conímbriga e grutas de Mira de Aire Versão para impressão

VISITA DE ESTUDO A CONÍMBRIGA E GRUTAS DE MIRA DE AIRE

No dia 20 de abril realizou-se uma visita de estudo a Conímbriga com as turmas do 7º ano de escolaridade. Perfeitamente integrada no programa da disciplina de História, foram desenvolvidos conteúdos relacionados, essencialmente, com a romanização do território da Península Ibérica. Esta jornada de trabalho esteve articulada com a disciplina de Ciências Naturais, uma vez que, durante o período da tarde se realizou uma visita às Grutas de Mira de Aire, em que se trabalharam conteúdos da unidade minerais, rochas e paisagens geológicas.

Na parte da manhã, em Conímbriga, foi possível visitar o Museu Monográfico, bem como as Ruínas. 

No Museu os alunos exploraram, de forma orientada, através de um guião produzido pelos professores, os vários painéis que constituem o Museu. Assim, foram explorados conteúdos relacionados com a arquitetura, religião, sistema monetário, objetos do uso quotidiano, tecnologia agrícola, entre outros. Apesar de ser um grupo numeroso, foi possível criar um momento interessante de trabalho em que os alunos iam explorando os materiais expostos e iam procurando responder às “questões” do inquérito. Cada grupo foi acompanhado por professores, pese embora serem apenas dois os docentes de História que acompanhavam o grupo, e a estratégia da utilização do guião foi bem sucedida, pois permitia sistematizar a informação que se ia recolhendo.

No final da visita ao Museu, seguiu-se a visita às ruínas. Depois de um breve explicação da forma como se iria processar a visita, bem como da indicação dos espaços mais significativos a visitar, os alunos formaram grupos mais pequenos e foram fazendo uma exploração mais particular, conjugando as informações do roteiro, com as que se encontravam registadas nos painéis informativos, bem como as explicações dos professores acompanhantes.

Foi bem conseguida o enriquecimento de conhecimentos sobre o urbanismo romano, nomeadamente a arquitetura, as vias romanas, as termas, o Forum, bem como os sistemas defensivos. A Casa dos Repuxos, a Casa dita de Cantaber, as Grandes Termas do Sul, bem como as Termas da Muralha foram os espaços explorados mais significativos.

No período da tarde, seguiu-se a visita às grutas de Mira de Aire. Aqui foi possível aos alunos explorarem uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Desta forma os discentes constataram que Portugal tem um património geológico que deve ser visitado, mas ao mesmo tempo respeitado e preservado.

As grutas de Mira de Aire foram descobertas em 1947 e são as maiores grutas de Portugal. Apresentam uma rara beleza, que é revelada pelas estalactites, estalagmites, colunas e por vários espaços que a compõem: a “Sala Grande”, a “Sala Vermelha”, a “Joalharia”, a “Cúpula Majestosa” e a descida até à “Galeria”.

A Visita de Estudo por este local permitiu-nos descer e percorrer 110 de metros e admirar uma pequena parte da crusta terrestre e variadas formações calcárias.

Os alunos puderam contemplar pequenos regatos subterrâneos e o Rio Negro, cujas águas, saltitando na cascata, juntam-se às do Grande Lago.

Já o dia ia longo, quando regressámos à escola. Os alunos demonstraram muito interesse pelos locais visitados e uma postura adequada aos diferentes espaços.

Os professores de História e Ciências Naturais