Clube da Solidariedade Versão para impressão

PROJECTO
CLUBE DE SOLIDARIEDADE

Ano lectivo 2010/2011

APRESENTAÇÃO DA ACTIVIDADE

 

1. DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE

  • Campanhas de Solidariedade.

2.JUSTIFICAÇÃO E OBJECTIVOS

  • Promover o desenvolvimento integral dos alunos.
  • Promover a cooperação e sentido de responsabilidade.
  • Contribuir para a formação social e pessoal dos alunos.
  • Ocupar os tempos livres dos alunos de forma construtiva, criativa e formativa.
  • Sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para os problemas sociais.
  • Proporcionar a formação de cidadãos activos, empenhados e conscientes.
  • Despertar nos alunos o interesse pela reflexão sobre questões pertinentes da actualidade (ex: pobreza).
  • Participar em actividades que propiciem o desenvolvimento do trabalho em equipa.
  • Ajudar à abertura dos valores da solidariedade e ao interesse pelo meio envolvente.
  • Sensibilizar para a participação na resolução de problemas que afectam o mundo.
  • Favorecer a participação para o bem comum.
  • Desenvolver a sensibilidade e a criatividade.

3. RECURSOS HUMANOS

  • Professora Paula Simões, professores (colaboradores) e alunos.

4. RECURSOS MATERIAIS

  • Sala própria para a realização dos trabalhos e para colocação de donativo

5. DESTINATÁRIOS

  • Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.

6. LOCAL

  • Escola EB 2,3 Monsenhor Elísio de Araújo

7. DATA

  • Todo o ano.

8. HORÁRIO

  • Sempre que for necessário.

9- REGULAMENTO/REGRAS DE FUNCIONAMENTO

  • Os alunos só podem participar no clube após terem preenchido a ficha de inscrição, com a tomada de conhecimento, via caderneta, do respectivo Encarregado de Educação. Número máximo de alunos para participarem no clube: 10 alunos por sessão.
  • Serão seleccionados para participar no clube os primeiros 10 alunos a inscreverem-se.
  • Os alunos devem participar de forma assídua e interessada.
  • Devem saber utilizar e preservar o material existente.
  • Após 3 faltas injustificadas o aluno será excluído. Igualmente os alunos que não revelarem interesse e empenho nas actividades serão também excluídos, para darem lugar a outros alunos interessados.
  • Periodicamente o Director de Turma será informado da assiduidade, empenho e interesse demonstrado pelo aluno nas actividades do clube.
  • Caso se justifique e por motivos que se prendam com o aproveitamento escolar, os alunos podem deixar temporariamente de participar no clube e voltar mais tarde a participar.

10- HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CLUBE

  • Terça-feira das 12h40 às 13h25

11- AVALIAÇÃO DO PROJECTO

  • Avaliação contínua.
  • Ao longo das sessões através da apreciação dos procedimentos e resultados obtidos.

12- AVALIAÇÃO NO FINAL DO ANO LECTIVO

  • Através de relatório  com a auscultação dos professores e alunos envolvidos e da comunidade escolar em geral.
  • Esta avaliação tem por objectivos:
    • Identificar quais as principais dificuldade surgidas  e quais os aspectos mais conseguidos.
    • Caracterizar o grau de empenho e satisfação dos alunos envolvidos.
    • Caracterizar o grua de satisfação da comunidade escolar face aos resultados obtidos.

A professora responsável:
Paula Simões