Projeto Comenius, viagem a Ribe, Dinamarca
Não tem sido fácil cumprir o prometido de enviar o registo fotográfico das atividades desenvolvidas, tanto por causa do programa de trabalhos, como pelo facto de não ser fácil o acesso à rede de internet na pousada onde estamos hospedados, em Ribe, na Dinamarca.
Em Londres, onde se aproveitou uma escala técnica de 24 horas para, a expensas de professores e alunos, conhecer a velha Albion, o tempo foi utilizado intensamente para um contacto com locais emblemáticos: Westminster, Trafalgar Square, Downing Street, as Casas do Parlamento com o famoso Big Ben, aTorre de Londres, a Ponte de Londres, o Palácio de Buckingham, o Museu Britânico, os jardins de Kensington, Hyde Park.
Muito pouco tempo para tantos locais ver, muitos só de passagem, seja no cruzeiro no Tamisa, no famoso autocarro londrino (double decker) e no também icónico taxi londrino.
A Ribe chegamos por volta das 23:00 horas. A Mariana, a Rita, do 9ºA e a Carolina do 8°C foram calorosamente acolhidas pela família. Os professores Graça Pereira, Zita Barros, Henrique Matos e Armando Abreu ficaram instalados no Danhostel em Ribe, com os professores que integram o projeto.
No dia seguinte as atividades centraram-se na Riberhusprivateskool em que se desenvolveram atividades de integração, de conhecimento do espaço escolar e se iniciaram os trabalhos planeados, nomeadamente a realização de um filme sobre o bullying. Durante a tarde houve oportunidade de conhecer a localidade de Ribe, a sua história e cultura, em particular a zona ribeirinha, a catedral, a abadia do mosteiro de Santa Catarina e as ruas do centro histórico com a sua arquitetura medieval. De salientar que Ribe é uma das mais antigas cidades da Dinamarca, com 1300 anos de existência, e que teve primordial importância no tempo Vicking.
No segundo dia, na parte da manhã, foi dada continuidade aos trabalhos na escola. No período da tarde, depois de uma longa caminhada, houve uma interessante visita ao Ribe VikingeCenter, local de investigação e divulgação pedagógica da cultura Vicking, que permitiu esclarecer alguns mitos em torno deste povo nórdico.
Ao fim da tarde os professores portugueses aproveitaram o tempo para conhecer a tradição local do Vaegterrundgang, vigilantes da noite que percorriam as ruas da cidade zelando pela manutenção da segurança e prevenção de incêndios.
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