Home Projectos Europeus A matter of choices Comenius - Kahramanmaras
Comenius - Kahramanmaras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Comenius - Kahramanmaras

Ténis de Mesa - Desporto Escolar - Individuais

Estamos na cidade de Kahramanmaras, no Sudoeste da Turquia, na segunda viagem do Projeto Comenius A matter of choices, a decorrer entre os dias 8 e 15 deMarço. A delegação portuguesa é composta pelas alunas Mariana Malheiro e Joana Durães, do 9º A e pelos professores Alexandra Lago, Pedro Barbosa e Henrique Matos.

Ténis de Mesa - Desporto Escolar - Individuais

Na deslocação para esta cidade, situada a cerca de 5.000 quilómetros de Portugal, fizemos uma escala técnica na milenar cidade de Istambul para conhecer a cidade, as suas gentes e os seus monumentos, sobretudo o Grande bazar, que é o mercado coberto mais extenso do mundo, a Mesquita Azul, também chamada de Sultanahmet, Haghia Sofia ou Santa Sofia, antiga basílica cristã e mesquita muçulmana, agora transformada em Museu e considerada na Antiguidade uma das oito maravilhas do mundo. Tivemos também oportunidade de visitar a cisterna-basílica de Yerebatan, bem como o palácio de Topkapi, centro da administração do Império Otomano, desde o tempo do sultão Mehmete, o Conquistador, no século XV, até ao século XIX.

Ténis de Mesa - Desporto Escolar - Individuais

A passagem de metro e a pé da ponte Galata permitiu a experiência de passar do continente europeu ao asiático em poucos segundo ou minutos, conforme o caso. No Sábado à noite fizemo-lo de metropolitano para visitar a praça Taksim e no Domingo, fizemo-lo novamente, a pé, para admirar a paisagem que dela se avista, imediatamente antes de voltarmos ao Aeroporto Ataturk para voarmos para Gaziantep e dali, de autocarro, até Kahramanmaras. Chegamos à cidade onde está o Kahramanmaras Anadolu Ogretmen Lisesi (nome da escola)por volta das 21.30 horas, altura em que as alunas foram acolhidas pelas suas novas famílias.

Ténis de Mesa - Desporto Escolar - Individuais

O dia de Segunda-feira, 10 de Novembro, foi passado a conhecer a escola, os alunos, os professores e restante comunidade educativa, tendo sido feitas apresentações sobre as tradições culturais portuguesas, tendo a nossa apresentação sido feita exclusivamente pelas nossas alunas e incidido nos trajes regionais, desde os Açores ao Minho.

Ténis de Mesa - Desporto Escolar - Individuais

Prometemos continuar a dar-vos notícias.