MATRÍCULAS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Constitui dever dos pais e encarregados de educação proceder à matrícula ou renovação da matrícula.

A matrícula ou renovação de matrícula são actos fundamentais para a frequência nas escolas.

A matrícula tem lugar para ingresso, pela primeira vez, no ensino básico (1.º ano), no ensino secundário (10.º ano) ou no ensino recorrente. Há ainda lugar a matrícula em caso de ingresso em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino referidas no número anterior por parte dos candidatos titulares de habilitações adquiridas em países estrangeiros.

A renovação de matrícula tem lugar, para prosseguimento de estudos, nos anos lectivos subsequentes ao da matrícula até à conclusão do ensino básico, do ensino secundário ou de qualquer curso do ensino recorrente e realiza-se na escola ou agrupamento de escolas frequentado pelo aluno.
Cada nível de ensino tem datas e locais previstos para o efeito.

Educação Pré-Escolar:

A frequência dos jardins-de-infância, no Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo, deverá ser precedida de inscrição, que deverá ocorrer a partir de Janeiro e até ao dia 31 de Maio.

Documentos necessários:

Fotocópia do Boletim de Nascimento;
Fotocópia do Boletim de Vacinas/Boletim Individual de Saúde;
Fotocópia do Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde;
Boletim de Matrícula / Ficha de Seguro Escolar (cedido pelo estabelecimento de ensino);
Fotografia (opcional);

Ensino Básico:

1º. Ciclo - O pedido de matrícula para o ensino básico é apresentado na escola ou agrupamento de escolas do ensino público da área da residência do aluno;

(JANEIRO A 31 DE MAIO)

Documentos necessários à primeira matrícula no 1º CEB:

Fotocópia do Boletim de Nascimento;

Fotocópia do Boletim de Vacinas;

Fotocópia do Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde;

Boletim de Matrícula (cedido pelo estabelecimento de ensino);

Fotografia.

As matrículas realizam-se nos Serviços Administrativos da escola sede do Agrupamento

2º. e 3º. Ciclos - O ingresso no 2º. Ciclo, assim como o prosseguimento de estudos até à conclusão do ensino básico (9º. ano), implica uma renovação de matrícula feita na escola que o aluno frequentou no ano anterior. A renovação do 5º para o 6º ano é automática, desde que o aluno continue a frequentar a mesma escola;

Primeira Matrícula - a direcção executiva de cada escola ou agrupamento de escolas elabora uma lista de alunos que requereram a primeira matrícula até 5 de Julho, no caso do ensino básico;

Renovação - prazo a fixar pelo estabelecimento.

Nota: junto pode encontrar legislação e documentação de apoio ao processo de matrículas para a primeira matrícula no ensino básico. Encontra também dois modelos de boletim de matrícula que poderá utilizar um para preencher digitalmente e enviar por e-mail para info@eb23-pico-regalados .rcts.pt e o outro para preencher manualmente e entregar nos Serviços de Administração Escolar da EBI Monsenhor Elísio Araújo.

O Presidente do Conselho Executivo

António Alberto Rodrigues

Despacho nº 13170 de 2009.pdf (Faz reajustamentos oa Despacho nº 14026/2007).

Despacho nº14026 de 2007

Despacho nº 8493 de 2004