Visita a Siauliai, Lituânia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Comenius - Visita a Siauliai, Lituânia

Mais uma viagem começou no âmbito do projeto Comenius, A Journey Through Europe Wonderland, desta feita à cidade de Siauliai, na Lituânia. Após algumas horas de viagem, professores e as alunas Filipa Costa e Patrícia Correia chegaram a Riga, na Letónia e depois se deslocaram ao seu destino final.

Na terça-feira, dia 14, a jornada começou pelas 9 da manha para os professores e as alunas, mais cedo, iniciaram o 1º ensaio da peça multilingue Cinderella, onde as diferentes personagens desempenham papéis nas suas línguas de origem. De seguida todos seguimos para visitar o local de culto, onde estão mais de 40,000 cruzes em Siauliai, chamado Hill of Crosses. Começou sendo uma demonstração espontânea da religiosidade da população face às dificuldades políticas e sociais, há mais de dois séculos sendo hoje, para além de lugar de culto, também de interesse turístico.

Também a delegação portuguesa levou a sua cruz, feita na nobre e caraterística madeira de sobreiro português, para lá deixar a nossa marca.

De seguida visitamos um local idílico, chamado Jautmalké. Uma pequena aldeia onde revivemos jogos tradicionais amigos da natureza, brincámos e aprendemos a trabalhar o ferro de modo artesanal, fazendo ferraduras… para dar sorte. Todos se divertiram muito, experimentando algo que nunca tínham feito antes.

De regresso à escola, os alunos foram encaminhados para as suas famílias e os professores convidados a prepararem um prato tradicional lituano, à base de batata e sopa fria de beterraba, muito colorida e se terminou em convívio mais um dia de partilha de culturas, experiencias e tradições.

Prof. Graça Pereira