Home Actividades Actividades de 2011/2012 Oficina de Teatro - A Adolescência
Oficina de Teatro - A Adolescência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Tema – “A adolescência”

Ilidio

Nos dias 18 e 19 de Abril, a turma do 8ºC, participou numa oficina de teatro cujo tema era a “Adolescência”e que se realizou na Biblioteca da escola, de forma a que tivessem conhecimento desta modalidade teatral e desenvolvessem competências nesta área. Pretendia-se também abordar vários temas associados à adolescência, tais como, os comportamentos de risco (uso do álcool ou drogas) assim como, a descoberta da sexualidade. As professoras envolvidas vieram da Escola Secundária de Vila Verde (Professora Ana Cristina Oliveira e professora Manuela Artilheiro) encontrando-se associadas ao Clube de teatro daquela escola – Verdemcena.

Ilidio

Nesta forma de teatro (teatro-fórum), o espetador é convidado a participar num determinado momento de forma a resolver situações geradas pelas várias personagens, sendo estes momentos geralmente relacionados com situações de opressão. Por esta razão também existe quem chame a esta forma teatral – o teatro do oprimido.

Ilidio

Resta apenas salientar que toda a turma participou com empenho e entusiasmo nesta oficina teatral, que teve apresentação pública pelas 15 horas do dia 19 de Abril, repetindo-se no mesmo dia pelas 18h30m, aos Encarregados de Educação da turma. È de salientar ainda a presença e participação nesta oficina da Sra Enfermeira Isabel Costa que mais uma vez alertou os alunos para vários temas e situações  vividas pelos adolescentes.

Comentários dos alunos:

“A oficina de teatro foi uma mais valia para o nosso currículo, pode ser um plano B para o nosso futuro, pode criar bases maiores. Superou as minhas expetativas, foi muito divertido, inovador  e enriqueceu os nossos conhecimentos. Foi totalmente natural sem um guião certo.”

Joel Gama, nº16

“Gostei muito desta atividade; foi muito divertido e enriquecedor; aprendemos a conviver e a não termos vergonha uns dos outros. Foi bom , no fim  de tudo ver as caras dos nossos pais satisfeitoas e a rirem-se do bom trabalho que fizemos.”

Claúdia Martins,nº5

“Gostei muito da oficina de teatro. Deu para podermos ter contacto com um tipo de teatro em que tudo o que nós queremos exprimir, podemos fazer sem ter de ensaiar papéis para as várias peças.”

Carla Cristina, nº3

“ O que eu achei do teatro foi um espetáculo! Gostei muito de apresentar aos meus colegas e aos nossos pais. Também quero agradecer à minha Diretora de turma e à professora Manuela e à professora Cristina pelo esforço que tiveram connosco. Gostei muito de fazer os exercícios iniciais. Parabens mais uma vez à diretora de turma pois foi ela que organozou este teatro. Nunca esperei que ia ser assim tão fixe! Pensei que seria uma grande seca!!”

Ricardo  Oliveira, nº24

A Diretora de Turma: Elisabete Vale