Home Actividades Actividades de 2010/2011 Visita de Estudo do 5º Ano
Visita de Estudo do 5º Ano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 17 de Março as turmas do 5º ano, da nossa escola, acompanhadas por alguns dos seus professores, realizaram uma visita de estudo ao cinema Braga Shopping, para ver o filme “Rango” e ao Mosteiro de Tibães.

Na parte da manhã, algumas turmas foram ao cinema e outras ao mosteiro. Nós fomos ao cinema e o filme era muito divertido, falava sobre um camaleão que foi parar ao meio do deserto e a uma vila que sofria de um problema gravíssimo: falta de água. No final do filme ele acabou por salvar a vila dos vilões e de uma cobra gigante, que possuía uma arma na cauda e também voltou a trazer a água à população. Este filme consolidou os nossos conhecimentos sobre a importância da água de que falamos nas aulas de E.M.R.C.

Quando saímos, fomos almoçar ao parque de merendas do Bom Jesus, onde havia mesas de pedra para estarmos à vontade a partilhar os farnéis, que as nossas mães nos prepararam com tanto empenho e carinho.

Na parte da tarde fomos visitar o Mosteiro de Tibães, e outros alunos foram ao cinema, claro. No início o guia explicou-nos um pouco da história do mosteiro, dando-nos a conhecer como viviam os monges naquele tempo. Iniciamos a visita e o guia mostrou-nos uma maqueta em madeira, de todo o espaço e seu edifício. Entramos numa sala onde havia vestígios em pedra, que foram encontrados nas escavações e estavam expostos para recordarmos peças antigas. Para além destes vestígios, também vimos alguns azulejos com pinturas nas paredes do claustro, as quais nem sempre se conseguiu concluir nem clarificar o que elas queriam dizer, devido à destruição provocada por um incêndio. Também existiam quadros de monges nas paredes do Mosteiro, que viveram nessa época.

Continuando a visita contemplamos os belos jardins e as plantações, não pondo de parte a igreja que era um espaço muito bonito, com muita talha dourada. O guia mostrou-nos a entrada dos monges, que era diferente de todas as outras e que tinha uma sineta, a que vários de nós tocaram.

Terminada a visita dirigimo-nos ao autocarro para nos trazer de volta à escola. Esta foi uma visita do agrado de todos e em que aprendemos muito e enriquecemos os nossos conhecimentos.

João Pedro Gonçalves do 5.ºA e prof. Rosário