Home Actividades Actividades de 2010/2011 Visita de Estudo do 7ºAno em 4 de Março de 2011
Visita de Estudo do 7ºAno em 4 de Março de 2011 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Uma aventura… no Visionário… no Castelo de Sta Maria Feira… nas Aldeias de Crianças SOS

Num ambiente de muita alegria, os alunos do 7º ano, no dia 4 de Março, partiram da nossa escola em direcção a Santa Maria da Feira.

A primeira paragem da visita de estudo foi no Visionário, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de participar activamente numa grande aventura científica, seguindo-se o esperado almoço-convívio nos jardins que rodeiam o Museu de Ciência Interactiva.

De volta à camioneta… rumo ao Castelo de Santa Maria da Feira. Os alunos deixaram-se maravilhar pela imponência de recursos defensivos. Sentiram, por momentos, que faziam parte da história inerente à magia do monumento, como que tivessem recuado numa máquina do tempo!

Para concluir um dia em cheio, o grupo de EMRC transpôs os alunos para uma realidade que nem sempre temos consciência de que ela existe – as Aldeias SOS. Formaram-se três grupos para que se tornasse mais proveitosa a visita à instituição que acolhe crianças e jovens órfãos ou oriundos de famílias desestruturadas.

Os guias que nos acompanharam informaram que as Aldeias de Crianças SOS têm a sua origem na Áustria. Realçaram que cada uma das “casinhas” que pertence às Aldeias SOS tem uma Mãe SOS para que cada criança possa viver uma realidade mais próxima da de uma família normal. Todos ficamos sensibilizados por esta causa…

Parabéns às Aldeias SOS pela forma como dão nova vida às crianças desprotegidas, proporcionando-lhes a oportunidade de construir laços familiares duradouros, obter uma formação sólida e desenvolver-se de forma saudável até à sua plena autonomia e integração na sociedade.

Regressamos conscientes da importância da cooperação, do voluntariado, dos pequenos gestos que devemos ter no nosso quotidiano em prol do bem comum e da família.

Chegamos mais enriquecidos dada a diversidade deste repleto dia de descoberta do desconhecido! De facto… uma aventura!

Professores Coordenadores