Home Actividades Actividades de 2010/2011 Visita de Estudo “Ida ao Teatro e Visitas guiadas ao Museu de Serralves e ao Porto de Leixões”
Visita de Estudo “Ida ao Teatro e Visitas guiadas ao Museu de Serralves e ao Porto de Leixões” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

8 de Fevereiro de 2011

Nesta visita participaram cento e quatro alunos das várias turmas do nono ano e ainda os alunos do CEF de Jardinagem e do CEF de Fotografia. Como acompanhantes participaram os seguintes professores: Laurinda Queirós, Judite Jorge, Purificação Galhardo (Língua Portuguesa), Henrique Matos, Gabriela Gonçalves (História), Cecília Rodrigues (Apoios Educativos), Élia Fernandes (Geografia) e Alexandra Lago (Educação Visual).

Saímos da Escola às oito horas e quarenta minutos, com destino ao Porto.

Por volta das dez horas chegámos ao Auditório de São Mamede, em Perafita, onde assistimos à representação da peça “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, dramatizada pela Companhia de Teatro “O Sonho”.

Durante a representação os alunos não deixavam de se surpreender. Como já conheciam bem o texto, facilmente seguiam a dramatização, conseguindo apreender uma perspectiva diferente do texto dramático – objectivo principal desta visita. A participação dos alunos na representação tornou a peça ainda mais interessante.

Às doze horas partimos para o Mar Shopping onde almoçámos. Eram treze horas e quarenta e cinco minutos quando partimos para o porto de Leixões. Aí dois guias, um para cada autocarro, explicaram em detalhe tudo o que se relacionava com o porto de Leixões.

No âmbito do estudo da temática abordada no 9º ano de escolaridade “ Transportes ” visavam-se os seguintes objectivos:

• Conhecer a importância deste meio de transporte, mostrar que o porto de Leixões sendo a maior infra-estrutura portuária do país, contribui para o desenvolvimento da zona Norte, onde está situado;
  • Perceber que este tipo de transporte exige uma execução de traçados específicos e implantação de material adequado à sua circulação;
  • Relacionar o desenvolvimento deste tipo de transporte com a zona Norte do País e Galiza;
  • Incutir nos alunos sensibilidade para a preservação ambiental;
  • Promover uma cidadania activa no contexto real com vista à valorização pessoal e social.

Através desta actividade foi-lhes permitido consolidarem as suas aprendizagens em contexto real, alargando assim os seus conhecimentos sobre o transporte marítimo, mais precisamente, a dinâmica do porto de Leixões.

Para as dezasseis horas estava marcada a visita à exposição “Às Artes, Cidadãos!” no Museu de Serralves. Esta exposição, integrada na celebração “O Centenário da República Portuguesa”, aborda questões políticas da actualidade, como a democracia, activismos, cidadania, memória, imigração, ideologias, revolução, (as palavras que estão na parede “Greve Humana” foram escritas com fósforos) crise, globalização, numa perspectiva artística, o que se enquadra dentro dos conteúdos programáticos do 9º ano, “Do segundo pós-guerra aos anos 80”.

Para além da abordagem de conteúdos históricos os alunos tinham a oportunidade de os analisar numa perspectiva artística, com recurso a diferentes suportes, tanto plásticos como multimédia. Os alunos foram divididos em quatro grupos, tendo a cada um o museu disponibilizado um guia que orientou os alunos na exploração dos diversos espaços da exposição.

A visita guiada ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves como experiência educativa pretendia proporcionar o acesso ao património cultural e artístico, no sentido de abrir /alargar/ despertar / fomentar perspectivas para intervenção crítica aos alunos que se encontram na recta final da escolaridade obrigatória, princípios orientadores prioritários do Projecto Educativo da Escola. Acredita-se que a educação em Artes Visuais, num processo contínuo ao longo da vida, tenha implicação no desenvolvimento estético visual dos indivíduos, formando condição necessária para alcançar um nível cultural mais elevado, prevenindo novas formas de iliteracia. Pretendia-se:

• Observar diferentes técnicas e meios expressivos de representação.
  • Identificar os elementos estruturais da linguagem plástica – ponto, linha, e textura.
  • Conhecer conceitos e vocabulário específico das Artes Visuais.

A visita a Serralves proporcionou aos alunos, uma experiencia muito positiva, o contacto com um grande museu de arte contemporânea. Os alunos foram capazes de sentir o ambiente envolvente dado pelo espaço, pelas obras e pelas pessoas em plena fruição. O proveito da vista de estudo poderá ser observado em novas discussões e experiencias artísticas no dia-a-dia das aulas de Artes Visuais, Fotografia e Educação Visual.

A junção das várias actividades numa só visita de estudo surtiu um efeito muito positivo, uma vez que a maioria dos alunos não teria possibilidades económicas para pagar o valor destas visitas em dias separados. Os alunos seguiram todas acções com bastante interesse e entusiasmo, manifestando sempre um comportamento irrepreensível, cumprindo sempre os conselhos dos professores.

Ficámos todos culturalmente mais enriquecidos e pensámos ter contribuído para que a maioria dos alunos tenha ido pela primeira vez ao teatro e visitado um museu. Quem sabe terá sido a primeira de muitas?

Pelas críticas que ouvimos da parte dos alunos e pela leitura dos seus relatórios, foi um dia muito bem passado. Esperámos que esta experiência seja motivo de boas recordações.

Queremos também deixar aqui um louvor aos alunos que souberam estar à altura da confiança neles depositada pelos professores que os acompanharam, pois mostraram responsabilidade, tendo um comportamento correcto e solidário.

Depois disto tudo só podemos mostrar o nosso reconhecimento.

Os Professores Coordenadores