Home Projectos Europeus Diversity of Cultures in Common European Home (10/11)
Diversity of Cultures in Common European Home - índice PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SÚMARIO:  2008-1-PL1-COM06-00969 8

O Projecto de Parcerias “Diversity of Cultures in Common European Home” (Diversidade de Culturas no Lar Comum Europeu) encoraja os alunos a conhecer outros países Europeus, principalmente os de cultura e religião diferentes; e consequentemente inspirará, nos jovens, respeito pelas várias culturas e nações. Pressupõe-se que os alunos adquiram conhecimentos acerca dos países parceiros nos seguintes aspectos: história, religião, geografia, vida selvagem, tradições e folclore, arte – principalmente a dança, a música e gastronomia regional.

O saber adquirido pelos alunos permitirá rejeitar os estereótipos relativamente a pessoas de outras nações e fazer com que sejam tolerantes e sensíveis às necessidades dos outros. Possibilitará igualmente, tomar consciência do facto de que, apesar de empregarem línguas diferentes ou praticarem religiões diferentes, partilhamos o mesmo sistema Europeu de valores.

A realização das tarefas do Projecto, também, despertará nos alunos a paixão pela aprendizagem e criatividade.

A colaboração entre as escolas parceiras permitirá introduzir métodos de ensino inovadores, assim como, formas de motivar os discentes, especialmente os de necessidades educativas especiais ou os de risco de exclusão social.

Para além do aperfeiçoamento das competências linguísticas do Inglês, os jovens terão a oportunidade de desenvolver as suas competências informáticas.

O Projecto permitirá também, ultrapassar as desvantagens socio-económicas e o abandono escolar.