Home Projectos Europeus
COMENIUS em Kruonis-Lituânia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Visita a Kruonis-Lituânia

O Projecto Comenius, "Let’s keep the memories alive", levou-nos a terras lituanas de 23 a 29 de Maio de 2010. Foi enviada uma representação da Escola Básica Integrada Monsenhor Elísio Araújo, composta pelos alunos: Filipe Paredes (8.ºB), Sandra Cerqueira (8.ºB), Xavier Brito (8.ºC) e Diana Sampaio (9.ºD), acompanhados pelos professores: Ana Cristina Marinheiro, Salete Fernandes, Sofia Sousa e Armando José Abreu.

A viagem decorreu conforme o previsto, apesar das peripécias iniciais, com partida às 4,00 horas de Vila Verde e chegada a Vilnius (capital da Lituânia) às 19h30 (hora local - mais duas do que em Portugal), depois de uma escala de seis horas em Fankfurt. Estavam à nossa espera dois elementos da delegação lituana que prontamente nos levaram para o nosso hotel e os alunos foram calorosamente recebidos e recolhidos pelas famílias de acolhimento.

No dia seguinte, 24 de Maio, e ainda sem a presença das outras representações, fomos visitar o Parque Natural de Merkinés. Depois uma "aldeia" de madeira (Cesnuliai), toda imaginada e criada por um artista da madeira lituano e, ainda, a cidade termal de Dainava.

No dia 25 de Maio, e já com a presença de todas as delegações, fomos visitar a Kruonis Power Station ( a Central Eléctrica, ex-libris da região). Mesmo o tempo não ajudando, pois não parava de chover, fomos conhecer um Museu ao Ar Livre, que representava toda a vida quotidiana do povo lituano dos princípios do séc.XX, tempo este de domínio soviético.

De tarde, fomos dar largas à futilidade e encontrámos em Kaunas (a segunda maior cidade do país) o Centro Comercial "Akropolis", perfeitamente ocidentalizado e europeizado.

No dia 26 de Maio, as actividades concentraram-se na escola anfitriã (Kruonis Gymnasium), onde fomos brindados pelas deliciosas tradições lituanas, desde o folclore à gastronomia. Foi um momento fantástico onde todas as delegações deram o seu melhor para abrilhantar a festa. À noite houve o jantar de gala para todos os professores, devidamente animado pelos pais dos alunos da escola anfitriã. Os alunos também se divertiram à brava numa festa organizada só para eles.

No dia 27 de Maio, regressámos à escola-mãe, mas visitámos também as três escolas que fazem parte do agrupamento. E qual não foi o nosso espanto, quando perante um cenário idílico, onde reinava o verde e os lagos tão característicos da Lituânia, nos apresentaram um soberbo lunch-break. Como se não bastasse, saímos dali para ir almoçar à escola. Depois fez-se a apresentação dos trabalhos de todas as delegações e de tarde, presentearam-nos com uma deliciosa sauna, seguida de um lauto lanche. E claro que houve jantar!...

Foi um dia extremamente dietético. Foi só trabalhar para a linha!...

No dia 28 de Maio, atacámos a capital-Vilnius. Depois de uma visita guiada aos pontos mais relevantes da história local, tivemos uma tarde reservada às compras, para podermos trazer os preciosos souvenirs, pois os nossos familiares e amigos não nos perdoariam. Inundámos as nossas bagagens de âmbar, pois este é a imagem de marca da Lituânia.

No dia do regresso, 29 de Maio, ainda tivemos o prazer de visitar a deliciosa estância turística de Trakai, com o seu enorme e fantástico lago, ladeado por um magnífico castelo e por toda uma estrutura hoteleira pronta a receber os turistas que procuram os tratamentos do corpo e da alma. Tanta beleza junta e verdadeiramente deliciosa. Tivemos o deleite de a apreciar através de um relaxante passeio de barco.

Às 20,00 horas locais, partimos de Vilnius em direcção a Frankfurt e depois ao nosso querido Porto, onde chegámos à 0.00 horas locais.

E cá estávamos nós, às 01,30 da manhã de domingo, dia 30, com um ligeiro atraso, mas com a bagagem cheia de sonhos, projectos e uma vontade de correr mundo, de nos tornarmos nos andarilhos da alegria e da fraternidade.

O cansaço não pode fazer baixar-nos os braços e desejamos, esperamos que a escola sinta orgulho no trabalho produzido e dê seguimento a este tipo de projectos de onde saem todos mais ricos: alunos, professores e toda uma comunidade educativa ávida de saber mais e fazer cada vez melhor.

Até ao próximo projecto!

Prof. Salete Fernandes 

 
RocketTheme Joomla Templates