Home Actividades Actividades de 2009/2010 Jornada Sá de Miranda: um poeta de Vila Verde
Jornada Sá de Miranda: um poeta de Vila Verde PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

EB1/JI de Oriz S. Miguel

“Jornada Sá de Miranda: um poeta de Vila Verde”

No dia 19 de Maio esteve patente ao público na escola E.B.1/JI de Oriz S. Miguel, uma exposição de trabalhos subordinada ao tema"Sá de Miranda, um poeta de Vila Verde”. Desta forma, divulgou-se à comunidade local a vida e obra do poeta, enquadrando-se na actividade desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Verde: a Feira Quinhentista.

Os alunos apresentaram retratos do poeta, pinturas em telas com especiarias, construções da época, etc. Revelaram ainda momentos únicos de espectáculos, realizados com dramatizações, declamações de poemas, apresentações musicais e de pesquisas, realizadas sobre o enquadramento da época e esta figura de relevo da nossa literatura: Sá de Miranda

A Srª Vereadora da Educação, Drª Júlia Rodrigues, e o Sr Director do agrupamento de Pico de Regalados, Dr. António Rodrigues, muito honraram os presentes com a sua presença. Num breve discurso, a representante da Câmara Municipal fez questão de enfatizar a importância da actividade desenvolvida e de valorizar o trabalho de grande qualidade realizado pela escola, solicitando os trabalhos para exposição na Biblioteca Municipal e convidando os alunos a reproduzir a dramatização no dia 5 de Junho, nesse mesmo espaço.

Todas essas actividades foram o fruto de um trabalho árduo por parte dos alunos, da Educadora, dos Professores Titulares, dos Apoios Educativos, das Actividades de Enriquecimento Curricular e auxiliares, mas com certeza deixarão marcas profundas na memória de toda a comunidade, valorizando a obra de um poeta de extrema relevância para a nossa cultura, do qual, até então, poucos tinham conhecimento e reconhecendo aspectos importantes da sua passagem pela região.

Escrito por Profª Raquel Mota