Dia da Mãe PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Dia da Mãe

As mais antigas celebrações do dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses Romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe”-  a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

Também na nossa escola, quiseram as professoras de EMRC, não deixar de homenagear todas as mães da nossa comunidade educativa.

O principal objectivo da celebração deste dia foi o de tomarmos atitudes concretas para um pensamento e acção mais activos sobre o papel nuclear das mães nas famílias e na sociedade.

.

Assim, através de palavras, canções, presentes, e de actos de afecto procurou-se proporcionar a todas as mães, alguns momentos de boa disposição, alegria e felicidade. Ao mesmo tempo que se quis manter acessa a lembrança do Dia da Mãe.

Prof. Paula Simões

 
RocketTheme Joomla Templates