Home Escola e Sociedade Escola troca de lâmpadas
troca de lâmpadas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Escola EBI Monsenhor Elísio Araújo, no dia 18 de Novembro, vai promover uma campanha de troca de lâmpadas, no âmbito de uma acção nacional de distribuição de gratuita de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes, em articulação com o Ministério da Educação, com o Ministério da Economia e da Inovação e o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e a EDP.

Esta iniciativa traduz-se na troca de uma lâmpada incandescente por quatro lâmpadas economizadoras.

Esta campanha destina-se a todos os alunos, pessoal docente e não docenteda EBI e será dinamizada por um grupo de alunos do 9ºC, no âmbito das suas actividades da disciplina de Física-Química, apresentando-se o projecto que integra esta iniciativa.

Tema do Projecto: Energia e Alterações Climáticas

Justificação

A energia que se utiliza no dia-a-dia é cara e provém, em maior percentagem, defontes de energia esgotáveis e emissoras de gases com efeito de estufa, responsáveis pelo agravamento das alterações climáticas, com graves consequências para a sustentabilidade da vida na Terra.

Finalidade

Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se que os alunos tomem consciência da importância de actuar ao nível do sistema Terra, de forma a não provocar desequilíbrios, contribuindo para uma gestão regrada dos recursos existentes (ME, 2001).

Objectivos

Promover a utilização racional de energia através das seguintes medidas:

• Melhorar o aproveitamento das fontes de energia renováveis a título individual e/ou colectivo;
  • Optar pela compra de equipamentos mais eficientes;
  • Adoptar comportamentos ecologicamente correctos.

Iniciativas

Uma das acções deste projecto visa promover a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras junto da comunidade educativa, uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia e Inovação e do Ministério da Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP.

Por que razão se deve fazer a substituição das lâmpadas incandescentes?

Estas lâmpadas aquecem muito, o que significa que grande parte da energia que “consomem” é indesejavelmente desperdiçada em aquecimento.

As lâmpadas economizadoras (fluorescentes compactas) aquecem pouco e, por isso, desperdiçam menor quantidade de energiapor aquecimento.

A eficiência e a durabilidade deste tipo de lâmpadas estão a aumentar a sua procura, prevendo-se a redução do seu preço ao consumidor.

Uma vez que a maior parte da energia utilizada diariamente provém de fontes emissoras de gases com efeito deestufa, responsáveis pelas alterações climáticas, a utilização de lâmpadas economizadoras é uma das medidas queestá ao nosso alcance para contribuirmospara a melhoria do“estado de saúde” do nosso planeta.

Campanha de Sensibilização

Os alunos do 9.º C, em colaboração com o órgão de administração e gestão do Agrupamento, irão organizar, no dia 18 de Novembro, uma actividade de sensibilização para a eficiência energética através da troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Neste sentido, cada lâmpada incandescente pode ser trocada por 4 lâmpadas economizadoras.

Esta campanha destina-se a todos os alunos com oferta limitada ao stock existente.

Participa! O planeta agradece.