Home
Comenius - visita a Zile, dias 3, 4 e 5 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Zile - dias 3, 4 e 5

Visita a Zile

No terceiro dia da estadia em Zile, Tokat, Turquia, fazemos um ponto, necessariamente breve, da nossa viagem.

Tem sido uma experiência muito enriquecedora para todos, novos hábitos alimentares, costumes sociais muito próprios. As manhãs começam na escola Fevziçakmak Ortaokulu, de Zile, havendo lugar de seguida a visitas aos locais mais interessantes da cidade e dos arredores.

Visita a Zile

No dia  13, Segunda feira, houve lugar à receção oficial das delegações pela direcção da escola.

Visita a Zile

A chegada de alunos e professores à escola provocou a natural curiosidade dos alunos, com o nome de Cristiano Ronaldo a surgir na boca das crianças sempre que dizíamos que éramos de Portugal. Claro que a professora Manuela Airosa não se esquecia de relembrar a recente vitória do SC Braga por terras turcas, com o Galatasaray...

Visita a Zile

Depois de um breve encontro com a direção da escola e de uma apresentação multimédia sobre a terra, seguiu-se uma visita as instalações da escola, com as inevitáveis comparações com a nossa realidade.

Visita a Zile

Depois do almoço fizemos um reconhecimento da cidade de Zile com uma visita aos monumentos mais significativos da cidade, como o castelo de Zile que atesta a presença dos romanos, nomeadamente Júlio César e uma placa com a famosa frase Vine, Vide, Vice, que a cidade adotou como seu lema. Neste castelo fomos brindados com a presença de autoridades da terra e a actuação de uma banda marcial. Depois de um passeio pelas ruas da cidade visitamos a mesquita local, tendo tido a surpresa de subir ao topo do minarete. O dia terminou com um jantar oferecido aos professores pelas autoridade da terra.

Visita a Zile

Na Terça feira, a manhã foi dedicada ao artesanato.

Depois de uma apresentação sobre o artesanato de cada país, tendo a nossa delegação referido-se aos lenços de namorados, à louça de Viana, à renda de bilros, à faiança das Caldas da Rainha e aos tapetes de Arraiolos, produzimos exemplares dos trajes de noivos do Minho, e o galo de Barcelos, com a preciosa ajuda da professora Rosa Vilaverde que, por nós, antecipadamente, fez a maior parte do trabalho.

Visita a Zile

A partir do meio da manhã fomos para Tokat. No caminho, visitamos as grutas de Balica. O almoço decorreu num ambiente muito tradicional. Truta e o tradicional Kebab foram a ementa. No fim de almoço visitamos monumentos, museus e a mesquita de Tokat, terminando-se na inevitável ida ao Bazar.

Visita a Zile

Visita a Zile

Visita a Zile

Os professores Graça Pereira, Manuela Gonçalves, Armando Abreu, Manuel Flores e Henrique Matos.

 
RocketTheme Joomla Templates