Home
Comenius - Viagem a Avilés PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Olá, desde Avilés, Espanha.

Hoje, 22 de Novembro, estamos no segundo dia de estadia em Espanha, no II Encontro do grupo do projeto Comenius. O dia de hoje tem sido acompanhado da chuva que, na hora que vos escrevo, ao fim da tarde, cai persistentemente.

O dia de hoje foi dedicado à cidade de Gijon, importante cidade do Principado das Astúrias. Os alunos compareceram na escola às 8.15 horas para assistir à primeira aula da manhã. Os professores encontraram-se na escola às 9.15.

Todos juntos, partimos em direção a Gijon. Primeiramente, visitamos o Museu do Povo das Astúrias com uma interessante exposição sobre a cozinha asturiana nos séculos XIX e XX. Do museu consta igualmente uma reconstituição da arquitetura rural das Astúrias, edifícios de apoio à agricultura, em particular hórreos e paneras, cuja finalidade era armazenar os cereais, mas também guardar os produtos e alfaias agrícolas, mas que serviram também de apoio à habitação dos camponeses. No final da exposição os alunos tiveram de realizar desenhos sobre os temas visitados.

A visita a Gijon continuou com um passeio pela zona histórica, a qual começou a ser prejudicada com a chuva que fazia a sua aparição. Apreciamos vestígios romanos, bem como diversos edifícios dos séculos XVI, barrocos e dos séculos XIX e XX.

Terminada a visita regressamos ao colégio San Fernando para almoçar, tendo aqui terminado os trabalhos oficiais do dia, com os alunos a regressar com os seus colegas espanhóis às respetivas casas de família.

Amanhã aguarda-nos um dia intenso, com a apresentação dos trabalhos sobre a arquitetura tradicional portuguesa, uma viagem a Oviedo, mas também a participação dos professores convidados numa aula.

Do que se passou primeiro dia há a registar a apresentação a todo o grupo do projeto, da Lenda da Serra da Nó (Correlhã, Ponte de Lima), uma história que retrata as relações entre mouros e cristãos no Norte de Portugal. Seguiu-se uma visita às instalações da escola e, depois de almoço, um passeio pela zona histórica da cidade de Avilés.

Este foi um dia muito longo que começou às 2.00 horas, junto à nossa escola, para uma viagem de cerca de 560 quilómetros, através de Braga, Chaves, Leon, Oviedo e que terminou no colégio espanhol, depois de quase sete horas de viagem, com duas interrupções para descanso. Depois de amanhecer o primeiro motivo que suscitou a admiração do grupo foi a paisagem serrana das Astúrias.

 
RocketTheme Joomla Templates