Home A nossa Escola Meio envolvente
Meio Envolvente PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Contextualização

Criada pela portaria n.º 745/99, de 26 de Agosto, a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, situa-se na freguesia cabeça do julgado medieval de Regalados, a norte da sede do concelho, Vila Verde, do qual dista 5 km, e a 18 km da capital do Distrito, Braga.

O Agrupamento inscreve a sua intervenção pedagógica numa área geográfica de cerca de 111 Km2, abrangendo 25 freguesias de carácter eminentemente rural, com uma população estimada em 12.000 habitantes, segundo o censo de 2001.


Centro de Pico de RegaladosA sua estrutura geomorfológica é extremamente contrastante, alternando as zonas baixas da veiga fértil do rio Homem e bem ocupada pela actividade agrícola, não obstante de subsistência, com os relevos alterosos das cristas e encostas montanhosas de Aboim e Oural, sobre cujas vertentes se alcandora a maior parte das povoações e pequenos núcleos rurais da região de Regalados, cujo empobrecimento assumiu ao longo dos tempos um papel importante no aparecimento do fenómeno emigração, que seduz, ainda hoje, um grande contingente da sua população activa.

O seu território educativo inclui, actualmente, a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo (sede do Agrupamento), 16 Salas de  Jardins-de-infância, A Escola EB de Atães e três Escolas Escolas do 1º Ciclo com Jardim-de-infância. A população escolar é de 1197 alunos, segundo dados recolhidos no ano lectivo de 2010/2011, 118 professores, 6 administrativos e 52 de auxiliares de acção educativa.

Sede de AgrupamentoO meio económico onde a escola se insere caracteriza-se pelo predomínio do sector primário, o qual ocupa cerca de 60% da população activa, seguindo-se-lhe o secundário com uma taxa de 28,2% e o terciário com 11,8%, factores que determinam que 79% dos alunos sejam subsidiados (55% escalão A, 36% escalão B).

No que ao funcionamento diz respeito, a E B Monsenhor Elísio Araújo compreende os três ciclos sequenciais e uma sala de Jardim de Infância, adoptando, por isso, um regime de Segunda a Sexta-feira. No que respeita ao s 2º e 3º Ciclos o dia escolar divide-se em dois períodos: o da manhã e o da tarde, os quais se desenvolvem em cinco tempos lectivos, respectivamente, entre as 08H25 e as 13H20 e as 13H30 e as 18H30. No 1º Ciclo o horário é o normal com oferta de Actividades de Animação e Apoio às Famílias, assim como no 1º Ciclo.

Espigueiro - MósAs quartas-feiras, à tarde, são destinadas a reuniões, desporto escolar, apoios educativos e ao desenvolvimento de actividades várias, designadamente no âmbito dos Centros de Apoio e Inovação Pedagógica (CAIP’S).

Para além das actividades curriculares a escola tem em linha de conta o desenvolvimento de actividades de ocupação de tempos livres e o envolvimento em actividades extra-escolares, mormente as resultantes de parcerias e protocolos com a comunidade educativa, no sentido de combater a exclusão e o abandono escolar precoce, potenciar a socialização e o sucesso educativo dos alunos.

 

 

Localização

Mapa do Distrito de Braga

A Região de Regalados situa-se no concelho de Vila Verde que está localizado no distrito de Braga, em pleno coração do Minho. Terra de boa gente e brandos costumes, Pico de Regalados fica muito próximo de Vila Verde, a cerca de 5 km para Norte.

O concelho de Vila Verde é limitado a norte pelo concelho de Ponte da Barca, a Oeste pelos de Barcelos e Ponte de Lima, a Este por Terras de Bouro e a Sudeste pelos de Amares e Braga, de que fica separado pelos rios Homem e Cávado, respectivamente. Situa-se a poucas dezenas de quilómetros das praias que se estendem pela orla costeira marítima entre os centros urbanos de Porto e Galiza e fica contíguo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Vila Verde goza de uma excelente localização em termos de acessos aéreos, ferroviários e rodoviários. Com uma área de 228,7 km2, apresenta uma população com cerca de 46 mil habitantes distribuídos por 58 freguesias. Beneficia de um clima temperado agradável, com temperaturas médias anuais de 15º C, sendo o Inverno chuvoso e o Verão quente e seco.

 

Como chegar?

 


Lisboa - Vila Verde:

Km

Em Lisboa seguir pela Autoestrada (A1) em direcção ao Porto.

305

No Porto continuar pela Autoestrada (A3) no sentido de Braga

52

Em Braga seguir pela EN101 até Vila Verde

13

ou

 

No Porto continuar pela Autoestrada (A3) no sentido de Braga e sair em Vila Verde

64

 

 

Porto - Vila Verde:

 

No Porto seguir a Autoestrada (A3) no sentido de Braga

52

Em Braga seguir pela EN101 até Vila Verde

13

ou

 

No Porto continuar seguir a Autoestrada (A3) no sentido de Braga e sair em Vila Verde

64

 

 

Braga - Vila Verde:

 

Em Braga seguir pela EN101 até Vila Verde

13

 

 

Vila Verde-Pico de Regalados:

 

Em Vila Verde seguir pela EN101 até Pico de Regalados

5

 

Imagens aéreas da nossa escola

 

Sede de Agrupamento

 

 

 

 

 

 

 

Sede de Agrupamento

 
RocketTheme Joomla Templates